Este verão descubra Amora – passeio no Varino Amoroso

Agosto é o período do ano em que os Europeus saem para as férias de verão. É nessa época que o Ecomuseu Municipal do Seixal promove passeios de barco na baía do Seixal com fins educativos e de lazer.
Nós escolhemos o passeio que inclui o núcleo urbano antigo de Amora, mas também teve passeios pelo Seixal, Arrendela e Moinhos de Maré, dentre outras programações que vocês podem conferir AQUI!

Amora é uma das quatro freguesias mais antigas do Município. O nome refere-se ao fruto da amoreira, que até meio século atrás abundava na região.

O passeio foi feito em um varino, uma embarcação a vela que era usada para transporte de carga pelo rio Tejo antes da ponte 25 de abril existir (ela tem apenas 50 anos).

Esse barco foi recuperado e faz parte do Ecomuseo e tem o nome carinhoso de Amoroso. Seu tamanho é de 24,25m e tem como característica o fundo mais chato, possibilitando navegar em marés mais baixas.



Durante o percurso a guia foi nos explicando a paisagem e também pudemos subir na poupa e “conduzir” o leme!
Escolhi um look bem fresco e confortável para o passeio: tênis branco, camiseta listrada (que sempre remete ao náutico e eu adoro) e um shorts em tom de verde militar bem soltinho!
Em partes do trajeto o motor é ligado, mas a vela fica sempre aberta. É muito lindo e gostoso flutuar pelas água com o vento empurrando o barco....





 A paisagem é bem agradável e podemos visualizar boa parte da região da margem sul de Lisboa. 

Em parte do trajeto também é possível observar os flamingos. Ainda que de longe é lindo vê-los voando em bandos enormes!

Após o passeio de barco, que dura em torno de 1h30 fizemos um trajeto a pé pela parte alta de Amora onde outro guia, arquiteto, foi nos contando toda a história da região e de seus edifícios.

 O passeio é totalmente gratuito, só é necessário ligar ou enviar um e-mail para reservar com antecedência, pois tem número de vagas limitado.

Vale a pena conferir a programação e se não conseguir esse ano fique ligado que provavelmente o ano que vem tem mais!

“Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.” Salmos 103:8-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário