Como limpar as máquinas de lavar roupa e louça

As máquinas fazem sempre o trabalho sujo pra nós, mas será que cuidamos bem delas para que continuem a funcionar sem nos deixar na mão?

Eu já tive um período em que lavei as roupas na mão e sei bem como esses aparelhos fazem diferença nas nossas atividades domésticas diárias. Aqui em Portugal tive o privilégio de ter também a máquina de lavar louças que nunca tinha usado e a máquina de roupa é do modelo frontal, diferente da que eu estava acostumada no Brasil. Custei um pouco a aprender como cuidar desses aparelhos e que produtos usar, por isso separei várias dicas para ajudar vocês que tem dúvidas também, principalmente as recém casadas, então confiram o vídeo!



Com que frequência fazer a limpeza?
Na máquina de lavar roupas, pelo menos 2 vezes no ano. Mas se você usa bastante a máquina, principalmente para lavar roupas ou panos muito sujos, é bom fazer essa limpeza mais vezes. O filtro da máquina deve ser limpo sempre, pelo menos 1 vez por mês.

Já a máquina de louça pode fazer essa limpeza específica 1 vez por mês. Se mantiver sempre o filtro limpo e a parte da porta, fica mais fácil, pois não acumulará demais.

Que produtos usar?
Em Portugal, não sei se é na Europa em geral, costuma ter muito calcário na água e ele pode entupir os aparelhos domésticos como as máquinas de lavar e o ferro de passar, por isso é sempre importante usar produtos específicos para não danificá-los.

Para a limpeza, você pode usar os produtos específicos como mostrei no vídeo ou então a água sanitária (no caso da máquina de roupa) e o vinagre branco ou de álcool (pode ser usado na de roupa e de louça).

Para limpeza externa pode usar um desengordurante ou a misturinha de vinagre com bicarbonato que já ensinei aqui na limpeza do fogão e exaustor. Essa mistura também pode ser usada para limpar os armários da cozinha.

Dica: Procure usar as máquinas em sua capacidade máxima. Acumule roupas e louças, não use com poucos itens, pois assim você economiza água, energia e produtos também!
Só tome o cuidado de separar as roupas claras das escuras e os tipos de tecido. Também não adianta lotar a máquina misturando tudo e estragar as roupas.
Na máquina de louça também não empilhe-as, senão não fará a limpeza adequada e você terá que lavar de novo.

Lembre-se, a mulher virtuosa encontra tempo pra tudo e não despreza o momento com a família. Use as ferramentas que Deus te deu a seu favor e valorize o que realmente importa!

"Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." Provérbios 31:27-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário