Dicas para organizar o guarda-roupa nas diferentes estações

Para otimizar o espaço no armário em lugares onde as estações são bem definidas é normal guardar as roupas que não fazem parte daquela estação para liberar espaço para as que vamos usar mais. No Brasil eu nunca precisei fazer isso, pois tinha pouquíssimas coisas de inverno, aqui em Portugal foi a primeira vez que fiz esse tipo de organização e queria dar algumas dicas para vocês!  
Antes de começar a organização é importante limpar dentro dos armários. Então retire tudo e passe um pano umedecido e depois um pano seco e deixe arejar. Se tiver problema de mofo utilize a mistura de bicarbonato e vinagre que já ensinei aqui para limpar a cozinha que também é super eficiente! Aproveite e separe tudo o que você pode doar e separe quais peças vão ser guardadas e quais devem ficar a vista.

Eu guardo as peças em malas, mas você também pode usar sacos a vácuo ou de TNT. Nunca guarde em sacos plásticos, pois a roupa pode mofar ou ficar manchada. Outra dica é sempre guardar as roupas limpas, lave tudo antes!

As malhas devem ser guardadas em prateleiras ou gavetas, nunca penduradas pois elas deformam.

Confira como dobrar pijamas e roupões que também devem ser guardados nas gavetas ou prateleiras.

Os casacos ficam pendurados dos mais finos para os mais grossos, tudo bem a vista para ser utilizado!
Acessórios de inverno (cachecóis, meias, chapéus, etc) e de verão (biquinis, canga, etc) podem ser guardados em caixas dentro do guarda-roupa ou se tiver pouco espaço, como é meu caso, em prateleiras de algum outro cômodo da casa, assim elas decoram, armazenam seus itens e não ocupam o espaço do guarda-roupa.

Para as roupas que estavam guardadas e ficam com aquele cheirinho, supondo que você já lavou antes de guardar, basta borrifar uma dessas misturinhas e deixar as peças arejando. Gosto de fazer isso com os casacos e malhas que são trabalhosos para lavar.

Misturinha 1 (essa é boa para desinfetar, principalmente se tiver mofo)
- 400ml de água
- 50ml de vinagre de vinho branco ou de álcool
- 50ml de álcool
Misturinha 2 (essa deixa a roupa bem cheirosinha)
- 500ml de água
- 2 colheres (sopa) de bicarbonato
- 2 colheres (sopa) de amaciante
Para evitar a umidade dentro dos armários, utilize um potinho aberto com bicarbonato em um cantinho do armário. Outra sugestão é usar giz de lousa dentro de saches de tule ou amarrados por uma fita ou barbante.
Já para evitar as traças não utilize sabotes dentro das gavetas. Utilize saches de lavanda ou cabides ou bolinhas de cedro.

Vamos falar um pouco sobre o tema doação! Aqui na Europa existem alguns containers espalhados pela cidade de diferentes instituições que fazem a distribuição adequada das peças e também o devido descarte. Uma delas é a Humana Portugal, que além desses projetos também tem várias lojas que vendem essas peças usadas. Vale a pena passar em alguma delas para conferir as peças, você pode ver no site os locais e mais informações. É muito importante pensarmos nisso, pois com as fast fashions acabamos comprando sem pensar nas consequências que isso causa para outras pessoas e para o planeta. Se quiser refletir mais sobre o tema, confira o post onde falei sobre o slow fashion.

Confira também as dicas de como aproveitar bem suas roupas e principalmente para saber fazer a escolha certa na hora das compras, assim você economiza dinheiro e ajuda o meio ambiente!

E por fim queria levar você a refletir em como tem gerido seu tempo. Os dias são maus, por isso precisamos aproveitar cada minuto do nosso dia sabendo definir quais as prioridades e valorizar mais as pessoas do que as coisas!

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.Efésios 5:15-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário